sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Semana do Esquenta: Prêmio Talentos destaca melhores TCC’s de 2015

Equipe - Revista Autêntica
Alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda prestigiaram, na noite de quarta-feira (24), a segunda edição do Prêmio Talentos Uniso, com a apresentação dos melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) da temporada de 2015. Cinco equipes foram contempladas neste ano, sendo duas agências do curso de PP, que produziram campanhas para empresas da região, e três grupos de Jornalismo, que produziram duas revistas impressas e um vídeo-documentário, todos tiveram nota 10 pelas bancas avaliadoras no final do ano passado e receberam certificados de reconhecimento.
As apresentações começaram com a Agência On, do curso de Publicidade e Propaganda, que teve como cliente a loja Maison Bertin. O estudo realizado e a criação do grupo focaram etapas de reposicionamento com a valorização dos diversos ramos de negócio da empresa mais conhecida no setor de bebidas, mas que também atua em decoração e listas de casamento.
Já a Agência Eva teve como cliente a empresa Vieira Rossi de Tatuí, fabricante de bebidas e trabalharam especificamente com o produto Tuiubaina, com proposta de layout de peças, slogan, peças para diferentes meios de comunicação. Ambas agências projetaram campanhas completas, com previsão de orçamento, planejamento, produção e previsão de veiculação na mídia.
Para as equipes Jornalismo, as apresentações começaram com os produtos impressos, sendo duas revistas femininas, e terminaram com o documentário sobre suicídio. A revista Autêntica, criada para mulheres que não aceitam estereótipos sociais, defende esse conceito também em sua produção. “Fizemos um produto baseado nas mulheres que não seguem os padrões de beleza impostos pela sociedade”, afirma Emilene Garcia, uma das autoras.
Outro trabalho de jornalismo foi a revista Elas por Elas, também voltada para o público feminino, mas com uma proposta editorial diferente. Para uma faixa etária mais ampla e tratando de temas do cotidiano, com editorias como Família e Sexualidade, o produto também oferece editorial de moda e recursos de comunicação atuais. O produto foi a continuidade de uma pesquisa e uma monografia sobre a revista Marie Claire realizadas pelas então estudantes. A influência da Marie Claire é presente na identidade de Elas Por Elas.
O último trabalho foi o documentário “Sobrevivências: o suicído sem tabu”, que foi exibido na íntegra e emocionou a plateia com uma apuração que incluiu estatísticas e a problemática social que envolve contextos, a decisão e o ato de acabar com a própria vida. As fontes ouvidas foram especialistas de várias áreas, religiosos, familiares de um suicida e pessoas que tentaram se matar. “Com a pesquisa para o documentário, quebramos o aspecto de tratar o suicídio como tabu. E incentivamos que procurem ajuda”, argumenta Lucas Montenegro, que representou o grupo com Kim Vilela. O vídeo também aborda o suicídio enquanto notícia na mídia, um dos tabus que envolvem o tema.
Para finalizar a noite, o professor Gilberto Caserta falou sobre o filme ‘O Menino e o Mundo’, indicado ao Oscar de Melhor Animação, no qual ele participou fazendo parte do processo de finalização. “É a primeira vez que o Brasil entra para concorrer numa das principais categorias da premiação, isso é muito importante não só para o público, mas para o mercado de cinema nacional e internacional”, concluiu Gilberto.
Confira as equipes premiadas:

PUBLICIDADE
- Agência EVA - Cliente: Tuiubaína Vieira
Gustavo Claudino;
Heber Gabriel;
Larissa Malagrine;
Letícia Chriguer;
Laura Ferreira.

- Agência ON - Cliente: Maison Bertin
Andreza Jasmine Vieira;
Beatriz Brassaroto;
Gabriel de Castro Dias;
Natália de Oliveira Fortunato;
Scott Martins Barreto;
Thomaz Trindade.

- Agência Átomo - Cliente: Sorocicle
Bianca Bottene;
Melissa Uno;
Rafael Matos;
Tallita Lima.


JORNALISMO
- TCC Produto - Revista Elas Por Elas
Carla Monteiro
Danielle Assis
Isabela Garcia
Larissa Costa

- TCC Produto - Revista Autêntica
Emilene Garcia 
Juliana Martins
Luane Chinaide

- Documentário – “Sobrevivências: O suicídio sem tabu”
Kim Vilela
Lucas Montenegro
Maíra Moraes
Rebeca Saroba

Equipe - Agência EVA

Equipe - Revista "Elas Por Elas"

Equipe - Documentário "Sobrevivência: O suicídio sem tabu"

Equipe - Agência ON
____________________________________________
Agência JOR/Uniso, com colaboração de Lucas Antônio
Fotos: Giulia Vasovino, Agência JOR/Uniso

0 comentários:

Postar um comentário