Sobre


Agência Experimental de Jornalismo


A Agência Experimental de Jornalismo - AgênciaJor, vinculada ao Curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade de Sorocaba (Uniso) – Localizada em Sorocaba, São Paulo - é um núcleo de desenvolvimento teórico-técnico-prático nos campos do jornalismo impresso, digital, rádio, TV, fotografia, projeto gráfico e assessoria de imprensa, que possibilita a viabilização e produção de projetos de ensino, pesquisa e extensão universitária. Implantada em 1º de março de 2011, a AgênciaJor tem o formato de prestadora de serviço, com a finalidade de experimentação das práticas profissionais, buscando atender a excelência acadêmica. A AgênciaJor funciona, ainda, como um setor que permite ao estudante de Jornalismo complementar a carga exigida em estágio e atividades complementares.

Ente os projetos da AgênciaJor, encontram-se os convênios firmados com o Sistema Ipanema - Jornal Ipanema, Portal Ipanema e Rádio Jovem Pan – e com a Ong Rede Amigos da Cultural, com transmissão de programas em rádio e TV online. A prestação de serviços da AgênciaJor atende ainda a Assessoria de Comunicação Social, da Uniso, com a cobertura de eventos e produção de textos e fotos para o Suplemento Turismo, do Jornal Cruzeiro do Sul. Outros parceiros também são atendidos pela AgênciaJor, como o Terceiro Setor de Sorocaba e região e o Colégio Dom Aguire, mantido pela Fundação Dom Aguirre, mesma mantenedora da Uniso.

Focas na Rede

O Focas na Rede destina-se a veicular a produção da AgênciaJor e dos componentes curriculares do curso de Jornalismo da Uniso. O nome escolhido deu-se a partir da observação do trabalho desenvolvido. Focas, termo atribuído ao profissional iniciante na prática jornalística; e na Rede, porque produzimos em constante processo de colaboração entre professores, estudantes, colaboradores e parceiros.

Focas na Rede também denomina o programa de entrevistas, produzido e apresentado por estudantes do curso de Jornalismo, através da AgênciaJor, em parceria com a Ong Rede Amigos da Cultura. O programa, semanal e com 15 minutos de duração, tem por objetivo debater sobre Cultura, Educação e Meio Ambiente em Sorocaba e região.